Sobre

O Projeto de Extensão Bolsa Arte está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. No curso de Design de Moda, ele recebe o complemento "Modalidade Estilismo e Moda"; o tema trabalhado nos últimos três anos foi o de Ilustração para a Moda.

No final dos anos setenta - início de 1977 - chega à UFC o Programa Bolsa de Trabalho Arte, instituído pelo MEC, tendo o gerenciamento local das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e Extensão. Selecionando bolsistas discentes, através da inscrição de projetos, selecionados e orientados por professores universitários, com destacada atuação no meio artístico, e tendo ainda a ajuda financeira de uma pequena bolsa. O Programa Bolsa-Arte realizou durante quatro anos uma série de eventos - exposições, murais, noites culturais - gerando via cinema, teatro, música, fotografia e artes plásticas uma intensificação sensível das relações humanas na convivência universitária.


Extinto em 1981, o Programa Bolsa-Arte ressurge em 1997 numa parceria entre o Museu de Arte e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, selecionando bolsistas discentes através de provas de habilidade artística e relacional e com atuação restrita ao campo das artes plásticas. Trabalhando junto ao programa de atividades do Museu de Arte, tendo como fator mais destacado os experimentos de criação coletiva, o programa Bolsa-Arte vem se firmando como poderoso agente de integração universitária. (Extraído do site do Museu de Arte e Cultura da UFC)




Até 2010, a Bolsa Arte tinha um vínculo muito forte com as artes em geral, com grande inclinação para o artesanato. Neste ano, a professora Adriana Leiria assumiu a coordenação do projeto, e decidiu direcionar o projeto para a área da Ilustração, por acreditar que esta seria uma forma menos polêmica e mais interessante de unir Moda e Arte. Além disso, o novo foco estimulou a produção artística acadêmica, e ajudou a ampliar o campo de atuação do profissional de Moda. Dentre os principais objetivos do projeto, podemos destacar o de impulsionar a Ilustração como colocação artística E profissional, e também como forma de expressão de moda.


No decorrer do ano de 2011, os bolsistas do projeto Bolsa Arte, em consonância com a orientação de sua coordenadora e orientadora, realizaram diversas intervenções artísticas e atividades em prol do aumento da visibilidade da área de Linguagem Visual dentro da Universidade Federal do Ceará; dentre elas, podemos citar as duas performances artísticas, sendo a primeira no Dragão Fashion Brasil 2011, e a outra durante os três dias dos Encontros Universitários (contando ainda com a exposição de ilustrações de diversos alunos do curso); o acompanhamento das atividades do grupo de estudos em Ilustração do PET Moda (PET Ilustra); a participação atuante juntamente aos bolsistas da Graduação; o minicurso de Figurino e Cinema; as oficinas de Poses e Proporções, a de Croqui e a de Pintura Digital no Photoshop; e, por último, a oficina sobre a Estética dos Povos Pré-Colombianos, ministrada durante o Festival de Cultura da UFC. Para além disso, a Bolsa Arte foi agraciada, pela segunda vez consecutiva, com a premiação na categoria “Arte”, promovida pelos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará.

Para entrar em contato conosco, basta enviar-nos um e-mail: bolsaartemoda@gmail.com