terça-feira, 29 de novembro de 2016

REVIEW #10 - Hahnemühle Mangá



Olá!
No review de hoje, falaremos sobre o material mais polêmico de todos: O papel!





Testamos um papel para mangá da Hahnemühle,uma empresa alemã, que tem uma tradição secular na manufatura de papéis. Ela fabrica papéis desde 1584, sempre se alinhando com novas técnicas e materiais, e tem !

Este papel é recomendado para marcador, nankin e pena, técnicas típicas de HQ e mangá, com gramatura de 80gsm. Testamos o nosso com dois tipos diferentes de marcadores, à base de álcool e à base de água!



Percebam como a mistura fica mais uniforme no lado certo!
Primeiro, a maior parte dos papéis para marcador tem um avesso e um direito, e com o Hahnemühle não é diferente. Uma das faces é mais lisa do que a outra, menos permeável. Este lado mais liso, geralmente significa uma é a cobertura impermeabilizante que impede que a tinta vaze para fora do papel.











Testamos dos dois lados, e o resultado é parecido nos dois, quando se trata de marcadores à base de álcool. Mesmo no lado correto, o papel não absorve rápido, o que desacelera um pouco o processo de pintura... Usando marcadores da ProMarker (que liberam muito mais tinta que qualquer marcador copic) você precisa esperar um pouco para adicionar mais veladuras, senão corre o risco de acumular tinta e acabar com o sonho daquela cobertura uniforme. Nos primeiros testes para a ilustra, a tinta do Promarker que eu usamos para o fundo se acumulou de tal forma, que ficou com um efeito aquarelado.

Usamos marcadores à base da água da Tombow e o resultado foi muito mais satisfatório. O papel recebeu muito bem as camadas de marcador.  Ele tem gramatura um pouco mais alta que a dos seus concorrentes – não dá aquela sensação de que o papel vai rasgar caso você forçe muito a mão, mas o ponto de saturação dele é bem baixo, comparado à outros papéis que testamos. Conseguimos apenas 5-6 camadas, e ele já estava soltando “pelinhos”.



Ele é um pouco difícil de fazer a mistura – precisei da ajuda do blender da Tombow durante todo o processo de pintura, por que a tinta pega muito bem já na primeira camada. O tom dele não é tão off-white, ele é mais amareladinho, e isso enriquece muito as cores!


Espero que tenham gostado, e em breve, temos mais agito aqui no nosso blog!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário